sábado, 10 de maio de 2008

ABADIA DE MONTE OLIVETO MAGGIORE

Hoje pela manha estava tomando o meu café e lendo os jornais quando ao folhear um dos jornais me deparei com uma fotografia de um local que não me era desconhecido, ao contrario muito conhecido, um dos afrescos de Sodoma que circundam os quatro cantos do grande claustro da Abadia de Monte Oliveto Maggiore, no interior da província italiana de Siena. Lendo o artigo, rapidamente terminei o café e corri para pegar um táxi e ir à Livraria Cultura a fim de participar da palestra e comprar um exemplar autografado de “O Conto do Amor", pelo próprio Contardo Callegaris.
Ao chegar à mesa de autógrafos falei a Callegaris, eu não somente conheço Monte Oliveto Maggiore, mas por alguns anos convivi naquele cenóbio beneditino olivetano restaurando livros e documentos.
A abadia foi fundada pelo jovem e nobre advogado senese " O Beato" Bernardo Tolomei, no inicio dos anos de 1300. Em uma região rural (ainda hoje) de muitas colinas adornadas de ciprestes, ou seja, uma fotografia de calendário tradicional da região da Toscana. E também com muitas oliveiras, pastos de ovelhas, e cultivo de girassol. Não muito distante outros lugares bucólicos como Pieve, Buonconvento, Asciano, Monteriggione, Chiusure, e Montalcino,.conhecida mundialmente pelo consorcio do vinho Brunello di Montalcini, locais a sombra do Monte Amiata.
No próximo irei descrever a minha chegada em Monte Oliveto Maggiore e o tempo em que vivi com os monges e em meio aqueles claustros, livros, coro monástico para as horas canônicas, o refeitório e as minhas costumeiras saídas pela manha e ao entardecer ate o Restaurante da Torre, a entrada da abadia, em que alem de tomar um cafezinho expresso e ler os jornais a disposição dos clientes, também conversava com Giancarlo e Paola, os arrendatários do restaurante de ótima culinária toscana.





Nenhum comentário: