segunda-feira, 12 de maio de 2008

Abadia Cluniacense de Rodengo Saiano - 2



Don Enrico Capaccioli era um monge musico, e com extrema habilidade tocava o órgão da igreja abacial nas missas dominicais, matrimônios e nos dia de semana na pequena capela monástica, em que a comunidade celebrava as horas canônicas e a Santa Missa.
Don Enrico, era natural da Toscana e por alguns anos habitou em Roma nas comunidades olivetanas de Santa Francisca Romana a Santa Maria Nuova e Santa Anastácia (ao interno do Fórum Romano e enfrente ao Circo Maximo respectivamente). Freqüentou a Academia Musical Santa Cecília de Roma e foi professor de musica em varias escolas de belas artes, entre as quais de Matera e Milão. Também foi um dos maiores compositores de musica sacra na Itália, especialmente para órgão, estando as suas partituras musicais editadas pelas maiores casas editoriais da Itália e da Europa.
Amigo fora de monsenhor Domenico Bartolucci maestro perpetuo do Coral da Capela Musical Pontifícia Sistina e nos últimos anos do americano James Edward Goesttsche que e o organista titular da Basílica Vaticana de São Pedro e que também reside na comunidade olivetana de Santa Francisca Romana em Santa Maria Nuova).
Don Enrico nos últimos anos sofria de uma terrível e rara doença, a Síndrome de Corea, que ocasiona movimentos e caretas bruscas involuntários , deixando as vezes as pessoas que não sabiam da sua doença assustadas, mas era incrível que ao tocar o órgão ou o piano, cessava aqueles movimentos involuntários. Já não mais usava o habito religioso devido aos movimentos, era uma pessoa sempre alegre, que procurava participar de todos os acontecimentos da comunidade monástica. Nos últimos tempos em que residi na Abadia ele ficou muito aficionado comigo, sempre me procurava e somente ia para a sua sela monástica apos eu falar que eu iria dormir. Caso mais tarde notasse que eu estava assistindo televisão, ele vinha de pijama e ficava em sua poltrona assistindo o que eu estava assistindo. Notava que ele não deseja permanecer sozinho, que precisava de companhia. E assim também passava alguns momentos aos finais das tarde com ele jogando damas. E muitas historias me contava de sua vida.

Nenhum comentário: