segunda-feira, 12 de maio de 2008

Abadia Cluniacense de Rodengo Saiano 3



Don Placido, di origine veneta, è l'ospitalario dell'Abbazia. La sua figura è centrale nella congregazione dei Monaci Benedettini, che dedicano la loro vita all'accoglienza dei pellegrini.
Don Placido è il punto di riferimento per i gruppi, le associazioni o i singoli visitatori che chiedono di approfondire la loro conoscenza sul monachesimo e sulla Regola Benedettina che fa dell'"Ora et Labora", il cardine attorno a cui ruota l'intera comunità. L'ospitalità, contemplata nella Regola stessa al capitolo 56, ha per i Benedettini una duplice valenza: mira alla cura sia dell'anima, sia del corpo del pellegrino, che cerca pace e serenità. Don Placido aiuta i visitatori a riflettere sulla figura di Benedetto e cerca di trasmettere il loro ideale monastico.
Il suo percorso spirituale è cominciato presso il Monastero degli Olivetani a Camogli, dove è rimasto fino agli studi ginnasiali. Ha frequentato poi il liceo classico presso il Monastero di Seregno e a Monte Oliveto ha studiato per quattro anni Teologia. Dopo l'ordinazione a sacerdote è stato presso numerosi Monasteri e per sei anni ha vissuto nella missione di "Nostra Signora della Speranza" a San Paolo, Brasile.

Dom Plácido Rigolin, e originário do Veneto (Rovigo) e e o hospedeiro da Abadia que e um dos pontos centrais da Regra de São Bento, "acolher o forasteiro". E Don Plácido o ponto de referimento para os grupos, as associações e aos simples turistas que desejam aprofundar o conhecimento sobre o monaquismo e a Regra Beneditina, que faz do Orat et labora, um dos carismas em que ao entorno gira a inteira comunidade. A hospitalidade, contemplada na mesma Regra ao capitulo 56, tem para os beneditinos uma dupla função: Olha a cura da alma como ao corpo do forasteiro, que procura paz e serenidade e assim Don Plácido ajuda os visitantes a refletirem sobre a figura de São Bento e desse modo procura de transmitir a eles o ideal monástico. O seu percurso espiritual começou junto ao Mosteiro dos Olivetanos em Camogli (Riviera Liguri), onde freqüentou a escola e os estudos clássicos em Seregno (Brianza Milanes) e o curso de teologia a Monte Oliveto Maggiore. Apos a ordenação sacerdotal passou por varias comunidades da congregação e por seis anos viveu nos mosteiros de Ribeirão Preto e Vila Esperança de São Paulo no Brasil.

Ele e sempre alegre comunicativo e sempre disposto a ajudar e colaborar com a comunidade, e assim pela manha cedinho, apos o Oficio Divino já esta com uma grande vassoura nas mãos a varrer os claustros. Também e um tanto vaidoso e elegante na maneira de cuidar o cabelo de vestir. E a todos os visitantes oferece um pequeno cálice de licor produzido na abadia.

Nenhum comentário: